sexta-feira, 20 de maio de 2011

Qual sua ECO verdade?

17 de maio 2011
by Téta Barbosa
Levanta a mão quem compra um vestido porque ele é ECO feito por famílias ribeirinhas do sul da Amazônia. Ou um sapato porque ele é ECO sustentável e não é feito com a animal print da onça pintada do norte do Zimbabue. Agora, levanta a mão (mentalmente falando) quem nem sabe o que é eco sustentável.
Como tudo nessa vida é uma questão de moda, ser Eco (qualquer coisa) tá super na moda. Não que a gente saiba exatamente o que isso quer dizer, mas a gente diz.
É como ser pseudo intelectual descoladinho do leste europeu. Você só pode ser considerado inteligente se gostar (necessariamente falando) de filme iraniano. Alguém já assistiu um filme Iraniano? Eu já! Muitos inclusive.
E é importantíssimo fazer cara de intrigado durante os créditos finais do filme, tipo, não entendi mas adorei. E foi, justamente durante os créditos finais que eu desisti de ser intelectual.
- Que filme chato dugarai. (Isso eu pensei, porque jamais iria assumir diante dos colegas cineastas/jornalistas/produtores).
Aí, né, não pode sair por aí espalhando que ser ECO sustentável é ECO chato.
Gosto MUITO (de verdade) da ideia do sustentabilidade (palavra bem nova no dicionário mundial) e mais ainda de dar trabalho às pessoas que realmente precisam (no lugar de comprar um tênis feito pelos chineses super explorados pelos americanos que ganham 5 reais por hora). Mas, a gente tá levando o discurso para a prática ou é só dando pinta de Eco engajado?
O jeans por exemplo! Você, que está nesse momento me xingando e me achando fútil e sem noção, sabia que ele é o MAIOR vilão da destruição ambiental? Se sabia me responda: porque você tem tantas calças/shorts/saias jeans no seu armário?
Não estou pregando o fim da ECO fashion, só o fim da ECO hipocrisia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário