terça-feira, 24 de maio de 2011

Dicas para separar os resíduos na sua casa

Dicas para separar os resíduos na sua casa

logo doe seu lixo
Uma das coisas que aprendi na visita (leia o post sobre a visita) à ong Doe Seu Lixo no Rio de Janeiro e acho super importante compartilhar é a questão da separação dos resíduos. Você sabe, ou deveria saber, separar o orgânico do reciclável, o resíduo molhado do seco, certo? Quando temos contato com os profissionais responsáveis pela qualificação dos resíduos a visão muda, aprendemos muito mais sobre o valor de cada item que compõe nosso “lixo”.
Vamos para algumas dicas práticas que aprendi com o pessoal da Doe Seu Lixo:

latão de coleta de resíduos sólidosPode ser muito bonitinho ver as cestas de lixo coloridas que determinam cada material, mas isso é perda de tempo. Você não precisa separar cada tipo de resíduo, basta separar o orgânico do reciclável. Essa separação é importante pois evita contaminação. Materiais inertes, tais como vidro, plástico, papel e metal não vão contaminar outros materiais.
Confesso que tinha a mania de lavar os materiais, mas não é preciso lavar todos recicláveis, o importante é garantir que as sobras não venham a contaminar os outros resíduos. Um exemplo utilizado: Se você tem um pote de sorvete que ainda está sujo e descarta ele junto aos papéis, esse conteúdo corre risco de escorrer e “sujar” o papel. Essa sujeira diminui o valor de venda do material. Portanto, não é preciso lavar todos os resíduos, mas é importante garantir que essa “sujeira” não contamine os outros materiais.
Algo que aprendi quando tinha menos de 10 anos e escuto até hoje: Sempre enrole o vidro em jornal. É um cuidado básico com o descarte de um material altamente perigoso para os profissionais que vão lidar com esses objetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário