Dicas para separar os resíduos na sua casa
May 23, 2011
Posted by on Uma das coisas que aprendi na visita (leia o post sobre a visita) à ong Doe Seu Lixo no Rio de Janeiro e acho super importante compartilhar é a questão da separação dos resíduos. Você sabe, ou deveria saber, separar o orgânico do reciclável, o resíduo molhado do seco, certo? Quando temos contato com os profissionais responsáveis pela qualificação dos resíduos a visão muda, aprendemos muito mais sobre o valor de cada item que compõe nosso “lixo”.
Vamos para algumas dicas práticas que aprendi com o pessoal da Doe Seu Lixo:
Pode ser muito bonitinho ver as cestas de lixo coloridas que determinam cada material, mas isso é perda de tempo. Você não precisa separar cada tipo de resíduo, basta separar o orgânico do reciclável. Essa separação é importante pois evita contaminação. Materiais inertes, tais como vidro, plástico, papel e metal não vão contaminar outros materiais.
Confesso que tinha a mania de lavar os materiais, mas não é preciso lavar todos recicláveis, o importante é garantir que as sobras não venham a contaminar os outros resíduos. Um exemplo utilizado: Se você tem um pote de sorvete que ainda está sujo e descarta ele junto aos papéis, esse conteúdo corre risco de escorrer e “sujar” o papel. Essa sujeira diminui o valor de venda do material. Portanto, não é preciso lavar todos os resíduos, mas é importante garantir que essa “sujeira” não contamine os outros materiais.
Algo que aprendi quando tinha menos de 10 anos e escuto até hoje: Sempre enrole o vidro em jornal. É um cuidado básico com o descarte de um material altamente perigoso para os profissionais que vão lidar com esses objetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário