segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Encontro discute economia criativa

Encontro discute economia criativa


Uma arena de pensamentos, imaginação e inovações pautadas na economia criativa. É assim como pode ser visto o Encontro Criativo 2011, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e Secretaria de Cultura/Fundarpe, entre os dias 12 e 14 deste mês, no Teatro Hermilo Borba Fillho, no Bairro do Recife.

FICHA DE INSCRIÇÃO

“O encontro servirá para reflexão e debate sobre o futuro das nossas cidades e sobre como vamos construir esse futuro. Para isso vamos apresentar um modelo diferente de palestra, onde o público vai interagir com os convidados, fazendo parte da conversa”, adianta Luciano Gonçalo, coordenador de Economia da Cultura da Secretaria de Cultura.

Ao longo de três dias, governo e sociedade civil estarão integrando-se para a construção de cenários criativos, reunindo artistas, empreendedores e gestores públicos. Entre outros temas a serem debatidos estão Consumo e demanda de produtos culturais, formação, inclusão e diversidade modelando novos cenários; Fomento, sustentabilidade, financiamento. Como estimular a cultura empreendedora e a profissionalização; e Bacias criativas, consórcio de municípios para o desenvolvimento da economia criativa no interior.

“Acreditamos cada vez mais no potencial de contribuição das cadeias produtivas criativas para o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, acentua Luciano Gonçalo. “Será um encontro com o olhar para o futuro, do nosso estado e do Brasil”.
Potencial individual

Diferentemente da economia tradicional, de manufatura, agricultura e comércio, a economia criativa, essencialmente, foca no potencial individual, na imaginação e na capacidade intelectual para o desenvolvimento de algo que gere renda. Grande parte dessas atividades vem do setor de cultura, moda, design, música e artesanato. Outra parte é oriunda do setor de tecnologia e inovação, como o desenvolvimento de softwares, jogos eletrônicos e aparelhos de celular.

Para debater estes conceitos incluídos na definição de economia criativa, estarão no encontro, entre outros, palestrantes como Álvaro Santi, coordenador do Observatório da Cultura de Porto Alegre; Júlia Zardo, mestre em mídas e mediações socioculturais pela Escola de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Lala Deheinzelin, uma das especialistas mundiais em economia criativa, sustentabilidade e futuros devido a um raro perfil transdisciplinar conduzindo ao desenvolvimento de metodologias próprias e Paulo Miguel, doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea e professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia.

No Brasil e no mundo

De acordo com o Relatório de Economia Criativa 2010, produzido pela Unctad – Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento, apesar de uma queda de 12% no comércio global em 2008, os serviços e bens da economia criativa cresceram até 14%. Segundo ainda o relatório, a China é o país com mais produção na economia criativa seguida pelos Estados Unidos e Alemanha.

O Brasil ainda não se encontra entre os 20 maiores produtores do setor, em nível internacional. No entanto, com base em dados do IBGE, é possível concluir que o setor representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que foi da ordem de R$ 2,4 trilhão em 2007. Pensando na necessidade de informações sobre o setor devido ao seu potencial, foi implementada em janeiro de 2011 a Secretaria da Economia Criativa sob o comando do Ministério da Cultura.


PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira, 12
14h – Ambientes Criativos e Sustentabilidade na Economia Criativa 
Minicurso ministrado por Júlia Zardo – PUC-RJ
19h – A Economia Criativa Hoje e no Futuro
Abertura por Cláudio Ferrario + Bate-papo com Lala Deheinzelin
20h – Coquetel de lançamento
Café-conversa com os participantes do encontro


Terça-feira, 13
09h – Consumo e Demanda de Produtos Culturais, Formação, Inclusão e Diversidade, Modelando Novos Cenários
Bate-papo com Lala Deheinzelin, Paulo Miguez e Luciano Gonçalo (mediador)
11h – Empreendedorismo e Inovação Gerando Novos Negócios e Influenciando Mercados
Bate-papo com Júlia Zardo, Geber Ramalho e Edgar Andrade (mediador)
14h – Conceitos e Desenvolvimento Histórico das Políticas Públicas de Economia Criativa
(Apresentação do Plano Nacional de Economia Criativa)
Bate-papo com Cláudia Leitão – Sec. da Econ. Criativa do Minc
16h – Fomento, Sustentabilidade, Financiamento, Como Estimular a Cultura Empreendedora e a Profissionalização
Bate-papo com Tibico Brasil, Marina Gama, Leonardo Salazar e Roberto Abreu – Sec. Exec. De Desenv. De Negóc io da SDEC (mediador)


Quarta-feira, 14
09h – Bacias Criativas, Consórcio de Municípios Para o Desenvolvimento da Economia Criativa no Interior
Bate-papo com representantes do Cidisem-GO, Minc e da Sub-chefia da Presidência da República
10h – Observatório da Cultura e Pesquisa de Consumo dos Espetáculos de Teatro em Pernambuco
Bate-papo com Álvaro Santi e Célio Pontes
14h – As experiências dos Ecossistemas Criativos em Pernambuco, Buenos Aires e Reino Unido
Bate-papo com Chico Saboya, Renata Gamelo e Caroline Parkinson (Escócia)
16h – Pernambuco Criativo, Ações em Desenvolvimento
Bate-papo com Geraldo Júlio – SDEC/AD Diper, Fernando Duarte – Secult e Fundarpe e Márcio Stefanni - Minc

Nenhum comentário:

Postar um comentário