sábado, 15 de outubro de 2011

Alimentação - Saturadas, Insaturadas e Trans: conheça as gorduras da alimentação

Você sabe a diferença entre elas? Se não, vamos lá:
 
Saturadas: gorduras de origem primordialmente animal (pois, também estão no óleo de coco e de palma) que, na temperatura ambiente, ficam sólidas (aquela capinha de gordura quando o sarapatel, chambaril ou carne assada apresenta quando esfria). São assim chamadas, pois na sua estrutura molecular não há ligação dupla entre átomos de carbono, fazendo com que os ácidos graxos fiquem saturados com hidrogênio. No sangue, baixam as boas gorduras (alta densidade) e elevam as más (baixa densidade). Estão principalmente em manteigas, queijos, ovos e carnes. Devem ser restringidas da dieta o máximo possível.
Insaturadas: gorduras encontradas em vegetais. As fontes mais comuns são: azeite de oliva, óleos de canola, girassol, linhaça, soja, entre outros e em grãos, sementes e frutos secos (nozes, amêndoas, pistache, amendoim, castanhas). Aumentam as taxas sanguíneas das gorduras de alta densidade (as boas) e ajudam a reduzir as de baixa densidade (as más). Entretanto, por serem acentuadamente calóricas, o consumo exagerado de alimentos baseados nas gorduras insaturadas podem engordar.
Sempre que possível, dê preferência às gorduras insaturadas, mas moderadamente
Trans: gorduras que não existem na natureza, pois são processadas artificialmente. Aumentam o tempo de validade dos alimentos, tornando-os crocantes e saborosos, porém são extremamente danosas à saúde por aumentar todas as taxas relacionadas às más gorduras, facilitando a possibilidade de infarto do miocárdio e derrame cerebral (AVC), além de ser terreno fértil para tumores malignos. Devem ser evitadas ao máximo, se não abolidas totalmente da dieta. As margarinas comuns não devem ser usadas, pois, apesar de serem de origem vegetal, são submetidas ao processo de hidrogenação, fato que as tornam tão danosas quanto as trans. Prefira, moderadamente, as margarinas como os dizeres “livres de gorduras trans”. Estão geralmente presentes em bolos, sorvetes, biscoitos, bolachas, batatas fritas ensacadas, etc.
A recomendação do blog é que reaprendam a se alimentar adequadamente e realizem – periodicamente – o lipidograma, que consiste em dosagens sanguíneas de lipídeos totais, colesterol (total, HDL, LDL e VLDL) e triglicérides.
Dr. Carlos Bayma - Medicina e saúde na linguagem que você entende

Nenhum comentário:

Postar um comentário