Ascom UFPE
O Kick-Off Seminar deu início, na manhã de ontem  (26), às atividades do projeto Innovate, cujo objetivo central é definir medidas  para o uso sustentável da água e do solo na região submédia da Bacia do Rio São  Francisco (reservatório de Itaparica), no Semiárido de Pernambuco. A iniciativa  envolve instituições brasileiras e alemãs, com coordenação nacional da UFPE. O  seminário prossegue até esta sexta-feira (30), no Campus Tecnológico do  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Nordeste e com atividades de  campo no Semiárido.
“O que nos motivou a trabalhar na região do  semiárido foram os conflitos, o desafio do uso sustentável de água e do solo  diante das mudanças climáticas”, explicou a coordenadora brasileira do projeto,  professora Maria do Carmo Sobral, do Departamento de Engenharia Civil da UFPE.  “Vamos buscar um desenvolvimento solidário, no qual a paz e a inclusão sejam  nossas maiores referências”, ressaltou o reitor Anísio Brasileiro.
O Innovate é composto por sete subprojetos, com  atuação nas áreas de ecossistemas aquáticos; ecossistemas terrestres; reuso de  efluentes conhecidos como “fígado verde”; conservação da biodiversidade e  ecossistemas diante das mudanças climáticas; modelagem de mudanças climáticas e  impactos no uso da água e do solo; avaliação econômica dos sistemas de uso da  água e do solo; além do desenvolvimento de um sistema de suporte à decisão. “O  projeto forma um grupo interdisciplinar para trabalhar estas temáticas”, afirmou  Maria do Carmo Sobral. O Innovate tem duração de três anos, renováveis por mais  dois anos. O projeto foi aprovado pelo Ministério de Educação e Pesquisa da  Alemanha (BMBF) e pelo MCTI do Brasil.
O projeto tem a participação de 35 pesquisadores  brasileiros e 35 professores e doutorandos de cinco universidades da Alemanha:  TU-Berlin, Universidade de Hohenheim, IGB Berlin, PIK Potsdam e HTWD. Do lado  brasileiro, estão envolvidos UFRPE, Univasf, IFPE, Secretaria de Recursos  Hídricos do Estado de Pernambuco, ITEP, IPA, Embrapa e Prefeitura Municipal de  Itacuruba. O investimento total alemão é de 4,7 milhões de Euros e o brasileiro  é de R$ 2,5 milhões.
ABERTURA – A cerimônia de  abertura do Kick-Off Seminar contou com presença do cônsul geral da Alemanha,  Thomas Wülfing; do chefe da representação do MCTI no Nordeste, Ivon Fittipaldi;  do coordenador alemão do projeto Innovate, Johann Köppel; do prefeito de  Itacuruba, Romero Magalhães Lêdo; de José Carlos Dubeux, representando a UFRPE;  de Cristiane Conde, representando o IFPE; de Geraldo Eugênio, representando o  ITEP; do presidente do Instituto Nacional do Semiárido, Ignácio Hermán Salcedo;  do presidente da Agência Pernambucana de Águas e Climas, Marcelo Asfora; do  secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Hélvio Polito Lopes Filho; e da  assessora de Assuntos Internacionais do MCTI/CNPq, Ana Lúcia Stival.  
Nenhum comentário:
Postar um comentário