quinta-feira, 29 de março de 2012

Seminário discute uso sustentável da água e do solo

Ascom UFPE

O Kick-Off Seminar deu início, na manhã de ontem (26), às atividades do projeto Innovate, cujo objetivo central é definir medidas para o uso sustentável da água e do solo na região submédia da Bacia do Rio São Francisco (reservatório de Itaparica), no Semiárido de Pernambuco. A iniciativa envolve instituições brasileiras e alemãs, com coordenação nacional da UFPE. O seminário prossegue até esta sexta-feira (30), no Campus Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) Nordeste e com atividades de campo no Semiárido.

“O que nos motivou a trabalhar na região do semiárido foram os conflitos, o desafio do uso sustentável de água e do solo diante das mudanças climáticas”, explicou a coordenadora brasileira do projeto, professora Maria do Carmo Sobral, do Departamento de Engenharia Civil da UFPE. “Vamos buscar um desenvolvimento solidário, no qual a paz e a inclusão sejam nossas maiores referências”, ressaltou o reitor Anísio Brasileiro.

O Innovate é composto por sete subprojetos, com atuação nas áreas de ecossistemas aquáticos; ecossistemas terrestres; reuso de efluentes conhecidos como “fígado verde”; conservação da biodiversidade e ecossistemas diante das mudanças climáticas; modelagem de mudanças climáticas e impactos no uso da água e do solo; avaliação econômica dos sistemas de uso da água e do solo; além do desenvolvimento de um sistema de suporte à decisão. “O projeto forma um grupo interdisciplinar para trabalhar estas temáticas”, afirmou Maria do Carmo Sobral. O Innovate tem duração de três anos, renováveis por mais dois anos. O projeto foi aprovado pelo Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) e pelo MCTI do Brasil.

O projeto tem a participação de 35 pesquisadores brasileiros e 35 professores e doutorandos de cinco universidades da Alemanha: TU-Berlin, Universidade de Hohenheim, IGB Berlin, PIK Potsdam e HTWD. Do lado brasileiro, estão envolvidos UFRPE, Univasf, IFPE, Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, ITEP, IPA, Embrapa e Prefeitura Municipal de Itacuruba. O investimento total alemão é de 4,7 milhões de Euros e o brasileiro é de R$ 2,5 milhões.

ABERTURA – A cerimônia de abertura do Kick-Off Seminar contou com presença do cônsul geral da Alemanha, Thomas Wülfing; do chefe da representação do MCTI no Nordeste, Ivon Fittipaldi; do coordenador alemão do projeto Innovate, Johann Köppel; do prefeito de Itacuruba, Romero Magalhães Lêdo; de José Carlos Dubeux, representando a UFRPE; de Cristiane Conde, representando o IFPE; de Geraldo Eugênio, representando o ITEP; do presidente do Instituto Nacional do Semiárido, Ignácio Hermán Salcedo; do presidente da Agência Pernambucana de Águas e Climas, Marcelo Asfora; do secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, Hélvio Polito Lopes Filho; e da assessora de Assuntos Internacionais do MCTI/CNPq, Ana Lúcia Stival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário