quarta-feira, 6 de junho de 2012

Teste do Pezinho completa dez anos no Recife e oferta do serviço é duplicada


06.06.12 - 11h37

O número de salas para coletar o sangue do bebê passa de três para seis

 Por Tádzio Estevam

O Teste do Pezinho ou Triagem Neonatal completa dez anos de existência no Recife. Procedimento importante realizado nos recém-nascidos que previne contra três tipos de doenças, o teste irá abranger mais localidades na cidade, passando de três para seis o número de salas para coletar o sangue do bebê. Na manhã desta quarta-feira (06), o secretário de Saúde do Município, Humberto Antunes, anunciou a duplicação do serviço que começa a funcionar hoje à tarde nos novos locais: Laboratório Municipal de Saúde Pública (Santo Amaro), Policlínica Professor Salomão Kelner (Água Fria) e nos próximos dias na Policlínica Lessa de Andrade (Madalena).

Em dez anos foram realizados mais de 100 mil testes. A nossa proposta é duplicar essa oferta para que cada vez mais a qualidade dos serviços municipais de saúde possa chegar com mais resolutividade à população”, disse o secretário Humberto Antunes.

Atualmente, a coleta do material – que consiste numa gotinha de sangue retirada do pezinho do neném -, acontece nas três maternidades municipais: Professores Barros Lima (Casa Amarela); Bandeira Filho (Afogados); e Arnaldo Marques (Ibura). A partir desta quarta, mais dois locais também oferecerão o exame como o Laboratório Municipal de Saúde (Santo Amaro) e a Policlínica Salomão Kelner (Água Fria). O sexto será a Policlínica Lessa de Andrade no bairro da Madalena. Este último ainda está em processo de organização da sala e finalização do treinamento da equipe. Assim que a sala estiver pronta, toda a população do Recife terá acesso mais fácil ao teste. Os horários de funcionamento variam. No Laboratório Municipal será de segunda à sexta, das 14 às 15h. Na Salomão Kelner também funcionará de segunda à sexta-feira, porém, o horário vai das 13h às 16h.

Este exame possibilita o diagnóstico precoce de doenças congênitas que podem ser tratadas evitando maiores complicações como a Anemia Falciforme. Por essa razão, desde dezembro de 2002, a Prefeitura do Recife iniciou a realização do exame para o diagnóstico da Doença Falciforme para todas as gestantes durante o pré-natal e a oferta do exame em caráter universal para a população em geral. Caso a doença seja identificada, a população recebe encaminhamento para atendimento, tratamento e aconselhamento genético nos ambulatórios especializados de hematologia. A gerente da Atenção à Saúde da População Negra do Recife, Sony Santos, destacou a importância da realização do teste. “Quanto mais cedo descobrir e tratar essa moléstia, que é mais comum na população negra, melhor para o desenvolvimento da criança”, ressaltou.

Débora Fernandes, mãe do pequeno Asafe, de apenas 17 dias de nascido, resumiu em uma única frase o significado do teste. “A realização deste exame para ele representa prevenção. Para nós, mães, representa segurança”.

Teste – O Teste do Pezinho ou Triagem Neonatal é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, assintomáticas no período neonatal, a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo, desta forma, a instituição do tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das seqüelas associadas a cada doença.

O teste é realizado com sangue retirado do calcanhar da criança. Ele deve ser realizado entre o terceiro e sétimo dia de vida do bebê.

É importante saber que no Recife o exame pode ser realizado em qualquer maternidade pública municipal e, a partir desta quarta, também na Policlínica Salomão Kelner, Lessa de Andrade e no Laboratório Municipal de Saúde Pública do Recife no período da tarde.

Estes serviços são iniciativas da gestão municipal na instituição de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e dos direitos humanos na saúde. Desde 2001, com a Lei Municipal nº 16.635, foi criado o Programa de Prevenção e Assistência Integral às Pessoas Portadoras do Traço Falciforme e Anemia Falciforme no Município.

Endereço dos locais de coleta:
Maternidade Prof. Barros Lima – Av. Norte, 6465, Casa Amarela (3355-2168/3355-2169)
Maternidade Prof. Bandeira Filho – Rua Londrina, s/n, Afogados (3355-2230 / 3355-2233)
Maternidade Prof. Arnaldo Marques – Avenida Dois Rios, s/nº – Ibura de Baixo (3355-1814 / 3355-1815)
Policlínica Prof. Salomão Kelner – Estrada Velha de Água Fria, 1658, Água Fria (3355.9929)
Laboratório Municipal de Saúde – Rua Major Codecera, 194, Santo Amaro (3355.2030)
Policlínica Lessa de Andrade – Estrada dos Remédios, 2416, Madalena (3355-7802 / 3355-7806) – Serviço ainda em fase de conclusão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário