terça-feira, 5 de junho de 2012

Pescadores recolhem quase 2 t de lixo do Rio Capibaribe, no Recife Há 18 anos, pescadores voluntários trabalham em mutirões de limpeza. Lixo foi retirado em apenas três horas de pescaria do Recapibaribe.


Cerca de 30 pescadores participaram de um mutirão para retirar lixo do Rio Capibaribe neste sábado (24), no Recife. Em apenas três horas e percorrendo sete quilômetros, os voluntários recolheram quase duas toneladas de lixo, boa parte sucata que poderia ser reutilizada.
O mutirão de limpeza é uma iniciativa do projeto Recapibaribe, que há 18 anos batalha pela limpeza e despoluição do rio. A sede da instituição na capital pernambucana guarda lembranças dos mutirões anteriores. “Tem garrafa térmica, ferro elétrico, vários monitores, televisões, máquina de costura, máquina registradora”, conta Maria do Socorro Cantanhede, coordenadora do projeto Recapibaribe.
Ainda no começo do trajeto, os barcos já vão se enchendo de sucata. Aos pés dos edifícios luxuosos da região central da cidade, a sujeira se acumula na água. Sem rede nem anzol, os pescadores usam a força para tirar os objetos da água.
O projeto faz um trabalho de conscientização com os pescadores locais para que eles também participem dessa luta. “A gente leva eles para sentar na beira do rio e conversar sobre a questão ambiental, onde o rio nasce, a importância de cuidar do rio”, explica Maria do Socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário