quinta-feira, 29 de dezembro de 2011


SISTEMISMO E SUSTENTABILIDADE / Maria Betânia Moreira Amador
Neste livro tem-se o tópico de abertura enfocando a complexidade que envolve os temas economia e ecologia numa perspectiva de articulação no âmbito da agricultura orgânica. Num segundo momento, faz-se uma reflexão acerca das inerentes formas de se fazer agricultura biológica.

Na sequência, aborda-se a questão da sustentabilidade de forma suis generis, visto que à época foi um dos poucos trabalhos que captou a percepção do homem do campo em relação ao conceito sustentabilidade, verificando-se haver um abismo abissal entre o que ele fala e o que ele pratica. O item seguinte evidencia um lado nada gratificante para a academia em geral que é a disparidade entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento local e/ou tradicional. Os três tópicos seguintes reforçam as ideias até aqui tratadas, ora ressaltando um contexto, ora outro, procurando via de regra, enfatizar a reflexão nos âmbitos da ciência geográfica e das ciências ambientais.

O trabalho é finalizado considerando-se o verde urbano e o semiárido. Busca-se analisar a arborização de determinado município no semiárido, especificamente a arborização dos leitos de calçadas, com predomínio de algarobeiras. Cabe, então, colocar que o esforço que desagua nesse trabalho é um reflexo, também, do desenvolvimento intelectual que se conseguiu ao longo dos últimos anos, bem como da satisfação pessoal na produção de pesquisas e melhoria dos ambientes ensino-aprendizagem, acreditando-se então, que se deve divulgar, conferir e auferir de seus resultados. A autora em atividade de campo no âmbito da disciplina Geografia de Pernambuco, novembro de 2011; visita ao Polo Gesseiro de Araripina/PE - mina de exploração de gipsita, na perspectiva da abordagem sistêmica.
Maria Betânia Moreira Amador é graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) com especialização em Silvicultura (UFRPE). Mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recentemente concluiu pós-doutorado em Geografia, também pela UFPE. É professora concursada da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns, lecionando no curso de Geografia e líder do Grupo de Estudos Sistêmicos do SemiÁrido do NordEste - GESSANE. Outro livro da autora: A visão Sistêmica e sua Contribuição ao Estudo do Espaço Pecuário de Venturosa e Pedra no Agreste de Pernambuco, publicado em 2008, o qual versa sobre sua tese de doutorado.
Serviço:
Sistemismo e Sustentabilidade
Questão Interdisciplinar
Maria Betânia Moreira Amador
Scortecci Editora
Pesquisa
ISBN 978-85-366-2480-8
Formato 14 x 21 cm 
144 páginas
1ª edição - 2011
Mais informações:
Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

DESEJOS DE UM 2012 MELHOR


Uma breve reflexão histórica sobre o natal e as festividades do ano novo traz uma mensagem universal, que transcende até crenças religiosas. Entre tantos princípios éticos, Jesus trouxe a mensagem da inclusão, ao expandir a crença em Deus para toda a humanidade. A escolha do dia 25 de dezembro para comemorar seu nascimento, trás e mensagem da união entre opostos, pois utiliza uma data festiva do mitraísmo, religião pagã influente à sua época no Império Romano. O respeito à vida de todas as criaturas está na essência de sua mensagem, pregando o amor e se sacrificando para por fim ao sacrifício ritual de animais. Finalmente, o ano novo significa a contínua renovação que deve estar presente em todos nossos atos, aperfeiçoando nosso viver neste paraíso de vida, que deve ser considerado nosso planeta. Assim desejo a todos: inclusão, união, ética, renovação e respeito natureza, que acolhe todas as formas de vida que conhecemos.
Tivemos um ano de 2011 repleto de desafios, alguns inimagináveis e inesperados, mas estes princípios nos ajudaram a vencê-los, nos renovar, crescer e ter esperanças de um 2012 melhor. Gostaríamos de deixar nossa mensagem de superação para todos, na contínua busca de um mundo melhor, para que este princípio esteja presente em todos nossos atos em 2012 e nos próximos anos.

FELIZ 2012 COM MAIS CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL. BEIJOS VERDES!!!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Um conto natalino e receitas bem gostosas para um natal consciente e saudável

Era uma vez num  reino não muito distante um povo que vivia feliz. Tratavam seus lares como pequenos santuários, pois sabiam que ali refaziam suas energias e estruturavam sua família. Limpeza, ordem e beleza mantinham a boa vibração abrindo espaço para a criatividade, traço marcante de sua sabedoria. Na mesa de refeições comparada a um pequeno altar os alimentos eram arranjados como verdadeiras oferendas. A escolha dos ingredientes seguia uma regra simples o profundo respeito às Leis da Natureza.
O ato de comer considerado divino valorizava o amor de quem produz o alimento, fosse o agricultor ou a pessoa que preparava a refeição, ocupações muito respeitadas por todos os habitantes dessa Comunidade Consciente.Há muito tempo compreenderam a importância dos 5 sentidos, que tudo o que é absorvido, digerido ou utilizado pelo Homem se integra à sua consciência e também ao seu habitat. Que o corpo utiliza a matéria do alimento para sua nutrição, mas a alma precisa de algo mais, da essência, da energia, da vida desse alimento. O corpo é o veículo de como nossa alma se expressa e ela não pode evoluir sua missão se o corpo adoece.
Tudo funciona em perfeita harmonia, todos são conscientes de que é permitido escolher o caminho a se seguir, feliz, próspero e saudável, ou não! Assim, descobriram que pequenos atos podem gerar grandes transformações.
Existe uma época que a emoção está no ar. As casas se iluminam, as mesas são postas com mais cuidado, as pessoas sorriem e se abraçam. É Natal, tempo de comemorar o nascimento, a nova oportunidade que surge. Nessas ocasiões a Vida parece ficar mais bonita, as pessoas querem estar mais juntas, preparam guloseimas para animar o bate papo em volta da mesa. Muitas frutas frescas e secas, castanhas, uma comidinha saborosa feita com carinho e sempre aquele pão vestido de festa, preparado com o melhor ingrediente, a gratidão.
À meia noite todos contemplam o céu e agradecem pela oportunidade de renascer todos os dias. Um brinde a este presente diário oferecido por Deus. “Então é Natal, e o que você fez? O ano termina, e nasce outra vez …”
Sempre é tempo de fazer. Feliz Natal !

Algumas sugestões para um Natal mais consciente e saudável:

Empadão de queijo coalho e manjerona

Ingredientes
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 200 gr de manteiga gelada
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de sal marinho
  • 1 xícara de chá de leite fresco
  • 2 colheres de chá de azeite extra virgem
  • 2 cebolas orgânicas em tiras
  • 2 xícaras de chá de queijo coalho ralado grosso
  • 2 ovos tipo caipira
  • Pimenta a gosto
  • 2 colheres de folhas de manjerona picada
Modo de preparo
Prepare a massa: misture a farinha de trigo com a manteiga em cubos, o fermento e o sal. Bata até obter uma farofa grossa. Junte ½ xícara de chá de leite fresco e bata até formar uma massa homogênea. Abra com um rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada e reserve.
Coloque numa forma de fundo removível e apare as bordas.
Prepare o recheio: aqueça o azeite e doure a cebola. Reserve.
No liquidificador, bata o queijo com o restante do leite, os ovos, o sal e a pimenta.
Misture a manjerona e a cebola, e disponha sobre a massa. Leve ao forno, pré-aquecido, em temperatura média por 35 minutos ou até assar e dourar. Sirva com uma enorme salada de folhas.

Brigadeiro de Avelã

Ingredientes:
  • ½ xícara de leite fresco
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de açúcar orgânico
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 400 gr de chocolate ao leite picado
  • ¾ xícara de chá de avelã moída
Modo de preparo
Numa panela coloque o leite, o cacau em pó, o açúcar, a manteiga e o chocolate ao leite picado. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar.
Adicione ¾ xícara (chá) de avelã moída à mistura de chocolate e misture bem. Transfira a mistura de chocolate com avelã para um prato untado e leve para gelar por 2 horas.
Com uma colher pegue pequenas porções de massa, faça bolinhas e passe na avelã moída (ou granulado).
Dicas: Para fazer o brigadeiro de colher, assim que o chocolate derreter desligue o fogo e coloque em copinhos ou taças. Você pode substituir as avelãs por amendoim, castanha de caju, nozes ou castanha do Pará.

Pão vestido de Festa (Panetone caseiro)

Ingredientes:
  • ½ quilo de farinha de trigo orgânica
  • 250 gr. de açúcar orgânico
  • 150 gr de manteiga
  • 4 gemas + 3 ovos tipo caipira inteiros
  • 250 ml de leite fresco
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sobremesa de suco de laranja
  • 1 colher de café de baunilha
  • 1 colher de café de raspas de limão
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • ¼ xícara de óleo de girassol
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 250 gr de uva passa branca
  • 100 gr de frutas cristalizadas
  • 50 gr de cerejas picadas
  • Se preferir o panetone de chocolate coloque 200gr de chocolate meio amargo picado.
Modo de Preparar:
Na batedeira coloque o açúcar, as gemas, os ovos, a manteiga, o mel, o suco de laranja, a canela, o óleo. Bata bem.
Depois acrescente as rapas de limão, o leite, a baunilha. Bata mais.
Por fim misture a farinha e o fermento, as frutas ou o chocolate.
Colocar a massa na forma de papel dentro de uma assadeira. Rende 2 panetones de 500gr.

Fique de olho no seu panetone!

É sempre bom conferir o rótulo dos alimentos, vamos ver os ingredientes de um Panetone industrializado? Em vermelho os aditivos químicos utilizados na receita. (Fonte )
Ingredientes:
Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, uvas passas (9,99%), frutas cristalizadas (9,99%), gordura vegetal, ovo líquido integral, gema de ovos, manteiga, extrato de malte, sal, estabilizante: mono e diglicerídeos de ácido graxos (INS 471), aromatizantes, corantes naturais: cúrcuma (INS 100i) e urucum (INS 160b) e conservadores: propionato de cálcio (INS 282) e ácido sórbico (INS 200).
CONTÉM GLÚTEN. Pode conter traços de farinha de soja, leite, gergelim, avelã, amendoim, amêndoas, castanha de caju, aveia, centeio e cevada.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

OFENSA VIRTUAL OAB-PE pede investigação de ataque a nordestinos

A Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco solicitou nesta segunda-feira (12/12)
ao Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul que investigue acusação 
de racismo de uma estudante que, noTwitter, atacou os nordestinos, 
pedindo o uso de câmara de gás contra os nascidos na região.
As mensagens foram postadas na última sexta-feira (9/12) por uma pessoa que se
identifica como Sophia Fernandes e que seria do Rio Grande do Sul. 
A investigação pretende descobrir se esse perfil de usuário é verdadeiro ou apenas
um pseudônimo. Entre os comentários copiados pela OAB-PE estão alguns como: 
"O twitter ta virando vaso sanitário... muita merda twittando. 
(Oimacacos)-nordestinos-piauienses-cearenses..// Sai do Twitter e vai cortar tua
cana pra comprar teu arroz nordestino// Tem que usar câmara de gás pra matar teu 
povo// O Nordestino é a própria sujeira."
Segundo o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano, a Polícia Federal 
também será acionada para investigar o caso. "Não podemos ficar omissos 
diante de tanta agressão", disse ele. "Os internautas precisam ter responsabilidade, 
não podem achar que as redes sociais estão à margem da lei, que são terra 
de ninguém", declarou.
De acordo com Mariano, o crime de racismo não envolve apenas ataques 
provocados pela cor da pele ou etnia. "Denegrir ou segregar um povo ou um 
grupo também é considerado racismo pela lei", afirmou.
No ano passado, após a eleição da presidente Dilma Rousseff, a OAB-PE
pediu ao Ministério Público Federal de São Paulo que investigasse declarações 
contra os nordestinos, postadas no Twitter pela estudante de Direito 
 Mayara Petruso."Nordestino não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino 
afogado", escreveu ela no microblog, criticando o fato de a maioria dos eleitores 
da região terem votado na petista.
Após as reações, Petruso se desculpou, mas o Ministério Público a denunciou 
por crime de racismo e, segundo a OAB-PE, a Justiça aceitou a denúncia. 
A ação, de acordo o presidente da entidade, está em fase de instrução.
A OAB-PE também atuou em outros casos parecidos, como o dos internautas que 
atacaram nordestinos após um jogo entre Flamengo e Ceará e no episódio do vazamento
de parte da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ocorrido em Fortaleza.
Revista Consultor Jurídico, 13 de dezembro de 2011

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Encontro discute economia criativa

Encontro discute economia criativa


Uma arena de pensamentos, imaginação e inovações pautadas na economia criativa. É assim como pode ser visto o Encontro Criativo 2011, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e Secretaria de Cultura/Fundarpe, entre os dias 12 e 14 deste mês, no Teatro Hermilo Borba Fillho, no Bairro do Recife.

FICHA DE INSCRIÇÃO

“O encontro servirá para reflexão e debate sobre o futuro das nossas cidades e sobre como vamos construir esse futuro. Para isso vamos apresentar um modelo diferente de palestra, onde o público vai interagir com os convidados, fazendo parte da conversa”, adianta Luciano Gonçalo, coordenador de Economia da Cultura da Secretaria de Cultura.

Ao longo de três dias, governo e sociedade civil estarão integrando-se para a construção de cenários criativos, reunindo artistas, empreendedores e gestores públicos. Entre outros temas a serem debatidos estão Consumo e demanda de produtos culturais, formação, inclusão e diversidade modelando novos cenários; Fomento, sustentabilidade, financiamento. Como estimular a cultura empreendedora e a profissionalização; e Bacias criativas, consórcio de municípios para o desenvolvimento da economia criativa no interior.

“Acreditamos cada vez mais no potencial de contribuição das cadeias produtivas criativas para o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, acentua Luciano Gonçalo. “Será um encontro com o olhar para o futuro, do nosso estado e do Brasil”.
Potencial individual

Diferentemente da economia tradicional, de manufatura, agricultura e comércio, a economia criativa, essencialmente, foca no potencial individual, na imaginação e na capacidade intelectual para o desenvolvimento de algo que gere renda. Grande parte dessas atividades vem do setor de cultura, moda, design, música e artesanato. Outra parte é oriunda do setor de tecnologia e inovação, como o desenvolvimento de softwares, jogos eletrônicos e aparelhos de celular.

Para debater estes conceitos incluídos na definição de economia criativa, estarão no encontro, entre outros, palestrantes como Álvaro Santi, coordenador do Observatório da Cultura de Porto Alegre; Júlia Zardo, mestre em mídas e mediações socioculturais pela Escola de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Lala Deheinzelin, uma das especialistas mundiais em economia criativa, sustentabilidade e futuros devido a um raro perfil transdisciplinar conduzindo ao desenvolvimento de metodologias próprias e Paulo Miguel, doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea e professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia.

No Brasil e no mundo

De acordo com o Relatório de Economia Criativa 2010, produzido pela Unctad – Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento, apesar de uma queda de 12% no comércio global em 2008, os serviços e bens da economia criativa cresceram até 14%. Segundo ainda o relatório, a China é o país com mais produção na economia criativa seguida pelos Estados Unidos e Alemanha.

O Brasil ainda não se encontra entre os 20 maiores produtores do setor, em nível internacional. No entanto, com base em dados do IBGE, é possível concluir que o setor representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que foi da ordem de R$ 2,4 trilhão em 2007. Pensando na necessidade de informações sobre o setor devido ao seu potencial, foi implementada em janeiro de 2011 a Secretaria da Economia Criativa sob o comando do Ministério da Cultura.


PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira, 12
14h – Ambientes Criativos e Sustentabilidade na Economia Criativa 
Minicurso ministrado por Júlia Zardo – PUC-RJ
19h – A Economia Criativa Hoje e no Futuro
Abertura por Cláudio Ferrario + Bate-papo com Lala Deheinzelin
20h – Coquetel de lançamento
Café-conversa com os participantes do encontro


Terça-feira, 13
09h – Consumo e Demanda de Produtos Culturais, Formação, Inclusão e Diversidade, Modelando Novos Cenários
Bate-papo com Lala Deheinzelin, Paulo Miguez e Luciano Gonçalo (mediador)
11h – Empreendedorismo e Inovação Gerando Novos Negócios e Influenciando Mercados
Bate-papo com Júlia Zardo, Geber Ramalho e Edgar Andrade (mediador)
14h – Conceitos e Desenvolvimento Histórico das Políticas Públicas de Economia Criativa
(Apresentação do Plano Nacional de Economia Criativa)
Bate-papo com Cláudia Leitão – Sec. da Econ. Criativa do Minc
16h – Fomento, Sustentabilidade, Financiamento, Como Estimular a Cultura Empreendedora e a Profissionalização
Bate-papo com Tibico Brasil, Marina Gama, Leonardo Salazar e Roberto Abreu – Sec. Exec. De Desenv. De Negóc io da SDEC (mediador)


Quarta-feira, 14
09h – Bacias Criativas, Consórcio de Municípios Para o Desenvolvimento da Economia Criativa no Interior
Bate-papo com representantes do Cidisem-GO, Minc e da Sub-chefia da Presidência da República
10h – Observatório da Cultura e Pesquisa de Consumo dos Espetáculos de Teatro em Pernambuco
Bate-papo com Álvaro Santi e Célio Pontes
14h – As experiências dos Ecossistemas Criativos em Pernambuco, Buenos Aires e Reino Unido
Bate-papo com Chico Saboya, Renata Gamelo e Caroline Parkinson (Escócia)
16h – Pernambuco Criativo, Ações em Desenvolvimento
Bate-papo com Geraldo Júlio – SDEC/AD Diper, Fernando Duarte – Secult e Fundarpe e Márcio Stefanni - Minc

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

VESTIR RECICLANDO TROQUE UMA ROUPA USADA E AINDA AJUDE ALGUÉM QUE PRECISA

 
VESTIR RECICLANDO
TROQUE UMA ROUPA USADA
 
E GANHE 10% NO PRAZO E 15% A VISTA
EM UMA ROUPA NOVA

      " VESTIR CONSCIENTE E AINDA AJUDAR A ALGUÉM QUE PRECISA É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E SUSTENTABILIDADE"
 
Aqui no ESPAÇO VIDA VERDE BY ISABEL ALLMEIDA, localizado na Av. Visconde de Suassuna, 923, loja 11, Santo Amaro. Galeria Bosque de Versailles (esquina com a Av. João de Barros).
Fone: 81 30746555. Aberto de segunda a sábado.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

COLETIVO BRASIL - MODA SUSTENTÁVEL

 ESPAÇO VIDA VERDE BY ISABEL ALLMEIDA APOIA
                                             Um grande avanço na MODA SUSTENTÁVEL .

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Lares britânicos usam gás obtido a partir de fezes humanas

Lares britânicos usam gás obtido a partir de fezes humanas

Algumas empresas britânicas se uniram para produzir energia renovável. A matéria prima usada por elas é o gás metano, liberado pela decomposição de matéria orgânica, e o resultado é energia suficiente para suprir as necessidades de 200 casas.
O projeto transforma a parte sólida do esgoto em biogás pela digestão anaeróbica do processo. De acordo com um estudo feito pela National Grid esse tipo de produção de energia poderia representar pelo menos 15% do mercado de gás doméstico até 2020.
O secretário de mudanças climáticas e energia, disse que "não é todo dia que um Secretário de Estado pode anunciar que, pela primeira vez no Reino Unido, as pessoas podem cozinhar e aquecer suas casas com gás gerado a partir de águas residuais. É um dia histórico para as empresas envolvidas, para a tecnologias de geração de energia por resíduos e para o crescimento da quantidade de energia renovável no Reino Unido”.
Existem outros projetos semelhantes a este em todo o país e isto é apenas o começo de uma nova Era em energias renováveis. Martin Baggs, presidente executivo da Thames Water, disse que eles já produzem 15 milhões de libras por ano de eletricidade pela queima do biogás (metano) produzidas a partir de 2,8 litros de esgoto de seus 14 milhões de clientes.
Transformar o gás metano e encaminhá-lo diretamente à rede de gás é o próximo passo no negócio de "energia de resíduos". O projeto pode ser replicado por todo o país. Todas as redes de coleta de esgoto na Grã-Bretanha são fontes de gás renovável esperando para serem colocadas em uso

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

24 de novembro é o dia do rio, agora por lei é o dia do rio Capibaribe. Você sabia?

Prezados(as),

24 de novembro é o dia do rio, agora por lei é o dia do rio Capibaribe, estaremos juntos com a ALEPE-Comissão de Meio Ambeinte, Arquidiocese de Olinda e Recife- Pastoral de Comunicação, celebrando, pelo Monsenhor e Mestre José Albérico Bezerra de Almeida, o dia do rio Capibaribe, na Casa de Joaquim Nabuco, as 10 h, Gostariamos de contar com a sua presença, que é de fundamental importancia para o nosso rio Capibaribe,

grato,

André e Socorro Cantanhede

coord. do Recapibaribe

Absorvente ecológico - Coletor Menstrual Miss Cup - O que é, como colocar, quanto custa?

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Copo menstrual é alternativa ecológica ao absorvente

Reutilizável, cada copo menstrual substitui centenas de absorventes que, descartados,
levam um século para se decompor na natureza
 
Esqueça os absorventes higiênicos e os tampões. A nova alternativa para as mulheres modernas que enfrentam “aqueles dias” é o copo menstrual, um artefato de silicone que, inserido no canal vaginal, retém o fluxo e é reutilizável. Famoso na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos, o produto agora começa a conquistar adeptas aqui no Brasil.
A utilização do copo menstrual é simples para quem está acostumada a usar absorventes internos. Basta dobrá-lo e depois apertá-lo firmemente com a abertura para cima, enquanto é introduzido no interior da vagina. “Quando solto, o copo tenderá a abrir, mas formará um vácuo leve que o manterá na posição correta”, ensina a ginecologista Tânia Valladares Andriolli.
O copinho de silicone fica preso pela ação do vácuo e pelos músculos vaginais. Dessa forma, retém o fluxo menstrual, sem causar incômodo ou vazamentos. “Para removê-lo, puxa-se delicadamente a extremidade inferior do copo com uma das mãos, e com a outra mão, com a ponta do dedo, busca-se a borda do copo e com uma pressão desfaz-se o vácuo, permitindo a sua retirada”, continua.
O copo mentrual tem capacidade para cerca de 30 mililitros, portanto consegue conter o sangue por até no máximo 12 horas, dependendo do fluxo da mulher (o ciclo inteiro de uma da mulher varia de 50 a 100 mililitros). No entanto, é recomendável que o artefato seja "trocado" a cada oito horas, por garantia. Isto é: a usuária retira o copinho, despeja o conteúdo no vaso sanitário, lava (ou limpa com lenço umedecido) e volta a introduzi-lo.
Quando a menstruação termina, é só higienizar bem o coletor (de preferência fervendo-o por alguns minutos) e guardá-lo na bolsa que geralmente acompanha o produto em local fresco e ventilado. É importante lavar bem as mãos antes e depois de manusear o copinho.
Seguidos todos os cuidados, o copo menstrual torna-se uma opção mais higiênica e segura que os absorventes tradicionais. Como o copo de silicone apenas retém o fluxo, ele não seca nem abafa a vagina, como fazem tampões e absorventes descartáveis. Isso ajuda a inibir o crescimento de fungos e bactérias.
Contraindicações
O copo menstrual não é recomendado para todas as mulheres. Virgens, adolescentes na primeira menstruação e mulheres no período pós-parto devem preferir os absorventes tradicionais. De acordo com a médica, a primeira experiência com o artefato pode gerar algum desconforto porque a inexperiência leva a colocá-lo muito para fora ou causa pequenos traumas. E isso é complicado para as jovens que têm maior sensibilidade na região, assim como quem acabou de parir.
Para saber se o uso do copo menstrual é apropriado para você, vale a pena procurar um ginecologista. O profissional, além de tirar as dúvidas, vai indicar o tamanho adequado e o modo correto para inserir e remover o produto. “Um bom exame médico/ginecológico pode auxiliar nessa etapa. Seguir esta orientação pode ajudar a evitar escames e incômodos vaginais maiores”, aponta o ginecologista Vamberto Maia.

Roupa nova, de novo, é a proposta do Moda na Mesa Oficina com Itiana Pasetti propõe reinventar suas roupas, na programação da exposição De Dentro e De Fora, no MASP, em São Paulo

Oficina com Itiana Pasetti propõe reinventar suas roupas, na programação da exposição De Dentro e De Fora, no MASP, em São

Dia 21 de novembro acontece a oficina Moda na Mesa – um pensamento sustentável, com Itiana Pasetti, dentro da programação do Acampamento Ersilia – instalação da norte-americana Swoon, montada no vão livre do MASP, parte da exposição De Dentro e De Fora, em cartaz no museu.
Foto:
Itiana Pasetti é estilista e professora da oficina Moda na Mesa (Foto: Divulgação)
Foto:
A roupa se transforma (Foto: Divulgação)
Itiana é estilista e consultora de moda consciente. Traduzindo, instigada pelas questões da moda sustentável, ela tem o talento de transformar uma roupa já desacreditada, que pode estar largadinha no fundo do seu armário, em uma roupa nova, de novo. Parece incrível, mas é o que ela promete ensinar nesse dia de oficina, usando ferramentas das mais elementares da costura, como linha e agulha.
Para participar, reserve uma peça de roupa e um lugar pelo email: itianapasetti@gmail.com. Antes ou depois, vale uma visita inspiradora à exposição, que fica em cartaz até 23 de dezembro. Vai ficar de dentro ou de fora?
 
Serviço
MODA NA MESA – UM PENSAMENTO SUSTENTÁVEL
Acampamento Ersilia by dedentrodefora
Av. Paulista, 1.578
Dia 21 de novembro, às 15h Vídeo Acampamento Ersilia, até dia 13 de dezembro no vão livre do MASP
+ Vídeo mostra um pouco do Acampamento Ersilia. Veja abaixo

Foto: Editora Globo

Inscrições abertas para a Conferência Internacional do Voluntariado 2001 +10 = 2011 - A Década do Voluntariado


Inscrições abertas para a Conferência Internacional do Voluntariado
2001 +10 = 2011 - A Década do Voluntariado

Brasília, 18 de outubro de 2011 - Estão abertas as inscrições para a Conferência Internacional do Voluntariado 2011 +10 = A Década do Voluntariado ((http://www.conferencia.redebrasilvoluntario.org.br/inscricoes.html), que acontece entre os dias 15 e 17 de dezembro em São Paulo – Brasil. Durante o evento, profissionais, lideranças, voluntários e redes de voluntariado da América Latina poderão dialogar com a ONU Brasil, governo, instituições especializadas e sociedade civil sobre os principais temas relacionados ao voluntariado.O evento tem um caráter especial, pois marca a celebração do décimo aniversário do Ano Internacional dos Voluntários instituído pela ONU e consolida um conjunto de ações de iniciativa da Rede Brasil Voluntário – RBV e do programa de Voluntários das Nações Unidas – UNV Brasil.O objetivo da Conferência é promover um espaço para o avanço dos diálogos sobre o voluntariado, envolvendo distintos temas como políticas públicas, saúde, humanização, comunicação, desenvolvimento local, entre outros relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e à gestão.
 Outros destaques do evento serão as apresentações de duas pesquisas exclusivas, que abordam  qualitativa e quantitativamente o cenário do voluntariado em nível global e no Brasil e ainda a realização, no dia 17, do Encontro das Redes Latino Americanas de Voluntariado, ocasião em que se validará uma agenda comum para integração e intercâmbio de iniciativas.
De acordo com a coordenadora nacional do AIV+10 – Brasil, Cibelly Almeida “a conferência Internacional do Voluntariado representará uma ocasião muito especial do décimo aniversário do Ano Internacional dos Voluntários no Brasil, uma vez que pessoas e organizações de reconhecida atuação com programas de voluntariado, estarão por 3 dias,  compartilhando experiências e especialmente, somando novos esforços para reconhecer que o voluntariado é sem duvida um “movimento” irreversível”.
Milhares de voluntários estão fazendo muito. Porém, é necessário que muitos mais venham participar, pois as necessidades são muitas. A decisão ética, cidadã e humanitária de participação tem impacto decisivo na vida do outro, na vida das comunidades”, ressalta Maria Elena Johannpeter, membro da Rede Brasil Voluntário e Presidente da Parceiros Voluntários.
O mais esperado evento internacional de voluntariado no Brasil, a Conferência Internacional do Voluntariado 2001 + 10 = 2011: A Década do Voluntariado (http://www.conferencia.redebrasilvoluntario.org.br/inscricoes.html) é promovida pela Rede Brasil Voluntário e programa de Voluntários das Nações Unidas em parceria com o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento e ONG Brasil.
E seus patrocinadores são em ordem alfabética: categoria diamante: Banco Bradesco e Instituto C&A, categoria ouro – Instituto Itaú Social, Instituto Unibanco e Kraft Foods, apoio Unimed – Central Nacional.
Mais informações:
Conferência Internacional do Voluntariado Data: 15 a 17 de dezembro de 2010Local: Centro de Exposições e Convenções Expo Center Norte – São Paulo -  Brasil Inscrições com vagas limitadas.Outras informações: www.conferencia.redebrasilvoluntario.org.br 
Sobre o Ano Internacional do Voluntariado: A Assembleia Geral da ONU proclamou 2001 como o Ano Internacional dos Voluntários em reconhecimento à valiosa contribuição e potencial adicional do voluntariado para o desenvolvimento econômico e social. O voluntariado também é reconhecido pelas Nações Unidas pelo importante papel que desempenha para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Neste contexto, o AIV + 10 é uma oportunidade para celebrar e também avaliar os progressos realizados pelo trabalho voluntário desenvolvido e incentivado pela ONU, segundo seus quatro pilares: Reconhecimento - Reconhecer o valor do voluntariado para a sociedade em todo o mundo e a conexão entre o voluntariado e os ODM;Facilitação - Garantir que o número máximo de pessoas da mais variada gama de recursos tenha acesso a oportunidades de voluntariado;Networking - Promover o intercâmbio de experiências e reforço das parcerias entre diferentes entidades para a promoção e implementação de projetos de voluntariado;Promoção - A promoção do voluntariado inclusivo, que represente os diversos grupos da sociedade. 
Nota aos editores Sobre a RBV: O desejo comum de contribuir para um impacto mais efetivo do voluntariado na sociedade brasileira levou os centros de voluntariado de Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo a criarem a REDE BRASIL VOLUNTÁRIO (RBV). Foram identificados projetos que poderiam ser executados em conjunto e experiências que poderiam potencializar o impacto das ações, minimizando custos e multiplicando resultados.

Sobre o VNU:
O United Nations Volunteers (UNV) programme, conhecido em português como programa dos Voluntários das Nações Unidas (VNU), é o organismo das Nações Unidas que contribui para a paz e o desenvolvimento através dos trabalhos de voluntariado. O voluntariado é um mecanismo poderoso de engajamento das pessoas em busca de soluções para os desafios relacionados ao desenvolvimento. O VNU apóia o desenvolvimento humano sustentável ao redor do mundo através da promoção e mobilização das pessoas. Mais de 7.500 mulheres e homens qualificados, de cerca de 160 nacionalidades diferentes, trabalham anualmente como voluntários do programa. Com sede em Bonn, na Alemanha, o VNU tem atividades em 130 países. O programa é representado mundialmente pelos escritórios do PNUD.

Sobre o PNUD:
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é a rede global de desenvolvimento da ONU, presente em mais de 170 países e territórios. Ao lado de governos, iniciativa privada e sociedade civil, o PNUD trabalha para melhorar a vida das pessoas, construindo nações mais preparadas e proporcionando condições que possibilitem o desenvolvimento sustentável de seus povos. O papel do PNUD é o de oferecer uma perspectiva global aliada a uma visão local, ajudando a empoderar vidas e a construir nações mais fortes. Acesse: www.pnud.org.br ou http://twitter.com/pnud
Contato:Programa de Voluntários das Nações Unidas Fone: (61) 3038-9093 - E-mail: cibelly.pereira@undp.org
Mídias Oficiais

 
 
    
Parceiros de Divulgação
alpha fm         fast 89 fm          SBT

destak
 
  
  

pv  
 
     revista novo ambiente   

 revista sustentabilidade
      AMAZONAS EM TEMPO
  neomondo  br2 design PLANETA VOLUNTARIOS

Maior feira brasileira para o terceiro setor, a ONG Brasil acontece entre os dias 15 e 17 de dezembro, em São Paulo

Maior feira brasileira para o terceiro setor, a ONG Brasil acontece entre os dias 15 e 17 de dezembro, em São Paulo
 

Com o objetivo de criar oportunidades  de aproximação com a iniciativa privada, evento traz à sociedade a exposição de 500 ONGs de todo o país e congressos voltados para a capacitação de voluntários e viabilização de parcerias. A feira é aberta à visitação do público no dia 17/12 (sábado). Nos dois primeiros dias, o foco é para empresas investidoras e para a troca de experiências entre as organizações.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Selo Verde é lançado e vai identificar empresas sustentáveis por Semas Pernambuco, quinta, 17 de Novembro de 2011 às 14:38

  Secretário Sérgio Xavier parabenizou a iniciativa da Jucepe (Foto: Osvaldo Santos / Semas)
 
A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucepe) e a secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) lançaram na manhã desta quinta - feira (17), o Programa Selo Verde que visa distinguir as empresas comprometidas com a preservação do meio ambiente no Estado. Participaram do lançamento, que ocorreu no no auditório do JCPM, o presidente da Jucepe, Roberto Arraes, o secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, os deputados Diogo Moraes e Aloisio Lessa, além de lideranças empresariais e representantes de diversos órgãos governamentais.

Com a criação do Selo Verde o Estado vai contribuir para a ampliação da consciência ecológica das empresas a fim de que Pernambuco venha a ser referência no desenvolvimento de políticas de sustentabilidade na área empresarial. As Empresas que aderirem ao Projeto receberão o Selo Verde em solenidade realizada anualmente.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, parabenizou a iniciativa da JUCEPE e lembrou que outras iniciativas devem ser incentivadas em outros setores do governo e também no setor privado. “A Jucepe enxergou que as empresas são o elo estratégicos no processo de gestão dos recursos naturais. Ações desse tipo sempre devem ser incentivadas”, ponderou.

Para terem direito ao Selo Verde as Empresas deverão no primeiro momento inserir em seu contrato social ou estatuto, cláusulas expressando o compromisso da empresa e de seus dirigentes em realizar gestões voltadas à preservação ambiental com sustentabilidade em geral.

Entre essas ações, poderão figurar o consumo de energia renovável, uso sistemático de materiais recicláveis e ampliação do controle de emissão de poluentes, entre outros.

Outro momento do Programa será a análise, por parte dos técnicos da SEMAS, aos relatórios das empresas, que deverão conter os resultados das ações e dos conjunto de aspectos de cada tipo de entidade.

Ao final de um ano de adesão, as companhias que aderirem ao projeto vão receber um diploma de reconhecimento como “Empresas Verdes”. Esse título e o respectivo selo poderão ser utilizados pelas empresas em peças promocionais e de propaganda.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Chico Buarque fala sobre RACISMO


ESSE VÍDEO É UMA LIÇÃO. PENA QUE SÓ SE DAR OUVIDO AO TEMA, PORQUE É CHICO BUARQUE QUE ESTÁ FALANDO. O RACISMO ESTÁ IMPREGADO NA MAIORIA DOS CIDADÃOS BRASILEIROS.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Moda sustentável na escola com apoio do ESPAÇO VIDA VERDE BY ISABEL ALLMEIDA

O Colégio CONHECER, no bairro da Iputinga, em Recife, promoveu sua Feira de Ciências 2011 neste último sábado, 12/11, com tema ECO MODA!




 

O Espaço Vida Verde by Iabel Allmeida, contribiuiu oirentando os alunos e patrocinando com peças de ROUPAS e ACESSÓRIOS ORGÂNICOS, que puderam ser apreciados pelo público presente.

Os alunos além de exporem as peças e explorarem as CURIOSIDADES sobre a MODA SUSTENTÁVEL, também organizaram um belíssimo desfile, onde, os próprios foram produtores, diretores e modelos.
 










 





































Isabel Allmeida, esteve presente no evento, podendo contribuir pessoalmente com alguns detalhes, além de se encantar com o desenvolvimento e ciratividade dos alunos.










 
Parabenizamos os organizadores do evento, por levarem para a escola um tema tão relevante para os dias atuais, criando um espírito crítico e altamente necessário ao público presente e principalmente aos estudantes.